Pesquisas e outros recursos
sobre como a liberdade religiosa
é boa para os negócios

AÇÃO DOAÇÕES

A ALRN, Associação pela Liberdade Religiosa e Negócios, reúne profissionais das áreas jurídica, empresarial, acadêmica e política, entre outras, em um esforço comum para promover a liberdade religiosa.

 

Um Direito Fundamental

No decorrer da história, até os dias atuais, grande parte dos conflitos entre povos e nações tem em sua origem diferenças de credo que incentivaram sentimentos de segregação e hostilidade contra indivíduos ou grupo cujas crenças diferem da prática local predominante.

Reconhecido como um direito fundamental, a liberdade religiosa pode ser inibida através de políticas governamentais oficiais, que impedem ou limitam o direito dos indivíduos de praticar suas crenças ou associar-se livremente à denominação religiosa de sua escolha. A liberdade religiosa também é ferida quando o governo impede ou dificulta o estabelecimento de grupos formais de adoração que diferem da prática religiosa majoritária. Há, ainda, casos em que divergências em relação à prática religiosa oficial, ou majoritária, são punidas pelos governos.

Outra forma de inibir a liberdade religiosa seriam as hostilidades sociais direcionadas aos adeptos de práticas religiosas minoritárias no local em questão. Essas hostilidades podem ser físicas, mas também podem tomar formas mais veladas, perceptíveis no âmbito das relações sociais. Algumas práticas que podem ser consideradas como hostilidades sociais são: proibição do uso de trajes ou acessórios de cunho religioso; rejeitar candidatos ou negar promoções profissionais tendo como critério a religião praticada pelo indivíduo; segregações regionais que forçam os praticantes de determinada crença a bairros específicos; etc.

Por mais que a sociedade moderna tenha se transformado grandemente com a globalização, aproximando pessoas das mais variadas culturas e origens, ainda persistem, em diversas localidades, a segregação e violência entre praticantes de diferentes crenças.

ALRN: Um braço da RFBF

Visando a promoção da liberdade religiosa, foi criada nos EUA a RFBF (Religious Freedom and Business Foundation), uma fundação que busca divulgar não só a liberdade religiosa per se, mas sua relação com os Negócios. Uma série de estudos comprovou a influência potencialmente positiva que empresas podem ter na sociedade ao promover uma ética de liberdade religiosa aplicada à cultura corporativa e códigos de governança. A mesma ética pode ser aplicada como condição na relação com compradores e fornecedores. Os estudos também revelam que países onde a liberdade religiosa não é infringida há condições mais amigáveis e favoráveis para crescimento e desenvolvimento do mercado, atraindo novos negócios, empregos e investimentos.

Observando as condições da liberdade religiosa nos países mais populosos do mundo, chegou-se à conclusão que o Brasil é um campeão no assunto. Tanto os índices de restrições governamentais, quanto os de hostilidades civis, apresentavam-se bastante baixos, fazendo do Brasil um líder no assunto. A partir dessa constatação, iniciaram-se contatos entre a RFBF e indivíduos dos mais variados ramos, no Brasil, que estariam dispostos e engajar-se na causa da promoção da liberdade religiosa no Brasil, com enfoque no mundo corporativo; e também exportar o sucesso brasileiro para o mundo.